A história do Asilo Pio XII perpassa pela história de um Frei franciscano, nascido na Itália, na cidade de Frazzanò, cujo nome de batismo é Antônio Machi, mais conhecido por todos como Frei Gabriel de Frazzanò.
No ano de 1957 Frei Gabriel, chega à cidade de Frutal, Minas Gerais e inicia sua caminhada na construção da nova sede da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo de Frutal e obras sociais, para atender os mais carentes. Ficou muito conhecido pelo fato de procurar donativos nas propriedades rurais em cima do lombo de um cavalo, sendo estes depois leiloados em prol das obras sociais que fundava. Ganhou fama de santidade na região e atualmente foi aberto um processo de Canonização, sendo hoje o Servo de Deus Frei Gabriel.
Assim percebe-se a necessidade de fundar uma entidade para sustentar o seu trabalho junto à comunidade frutalense. No ano de 1959 (17/04/1959) funda a Assistência Social Pio XII, que seria mais tarde a mantenedora do Asilo Pio XII e da Casa da Criança Santo Antônio de Pádua.
No ano de 1962 Frei Gabriel realiza a construção do Asilo Pio XII, com o auxílio da comunidade, mais precisamente em 26/10/1962 e no ano seguinte, em janeiro de 1963 foi inaugurada a Capela de Nossa Senhora de Fátima, no recinto do Asilo.
No início, o Asilo Pio XII recebia pessoas de qualquer idade, mas nos dias de hoje se dedica exclusivamente em prestar serviço de acolhimento institucional a pessoas idosas de ambos os sexos, que não têm condições de autossustento e nem de tê-la mantida por sua família.
O Asilo Pio XII é uma das filiais da Assistência Social Pio XII, inscrita no CNPJ sob o n° 20.549.861/0001-30, cuja fundação se deu em 17 de abril de 1959. É uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos e sem fins lucrativos, com prazo e duração indeterminado, com sede na Rua Pio XII, n° 427, bairro Princesa Isabel, na cidade de Frutal-MG.
O Asilo Pio XII está inscrito no CMAS(Conselho Municipal de Assistência Social), no CMDPI(Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa), CMS (Conselho Municipal da Saúde), no CEI (Conselho Estadual do Idoso-SEDESE-MG) e no CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social)
Para a continuidade da prestação de serviço de acolhimento a pessoas idosas, a instituição conta com a parceria dos 04(quatro) municípios da comarca de Frutal-MG (COMENDADOR GOMES-MG, FRONTEIRA-MG, FRUTAL-MG E PLANURA-MG), órgãos estaduais e federais, com a sociedade civil, clubes de serviços, empresas e indústrias, e também com eventos realizados pela própria entidade.